O curso de especialização em Planejamento Urbano da UNDB, possui duração de 12 meses e abrange diversos segmentos profissionais possibilitando uma carreira promissora. Sua proposta é comprometida com a preservação dos espaços urbanos e totalmente direcionada para a atual realidade das cidades, promovendo mais desenvolvimento e resultados satisfatórios, através do uso de novas tecnologias.
O Planejamento Urbano e Regional se dedica ao controle do ambiente urbano no que diz respeito à administração e ao uso da terra. É a partir do Planejamento Urbano que a estrutura de uma cidade é desenhada, possibilitando a construção de redes de transporte e organização de comunidades, sempre com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de determinadas regiões do Brasil.
O que se estuda na pós de Planejamento Urbano?
Na pós-graduação em Planejamento Urbano, os estudos se concentram em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável das cidades, organização dos espaços urbanos e planejamento estratégico para atender às demandas sociais, econômicas e ambientais. Os tópicos principais podem variar de acordo com o curso, mas geralmente incluem:
1. teorias urbanas e história da cidade
- Estudo da evolução das cidades ao longo do tempo.
- Teorias sobre urbanização, desenvolvimento urbano e globalização.
2. planejamento e gestão urbana
- Métodos e técnicas de planejamento urbano.
- Planejamento estratégico e políticas públicas.
- Gestão de recursos e serviços urbanos (transporte, habitação, saneamento, etc.).
3. desenvolvimento sustentável
- Práticas de urbanização sustentável.
- Planejamento para mudanças climáticas e resiliência urbana.
- Preservação ambiental e integração de áreas verdes.
4. mobilidade e infraestrutura
- Planejamento de sistemas de transporte público e mobilidade urbana.
- Infraestruturas urbanas inteligentes.
- Acessibilidade e inclusão urbana.
5. planejamento territorial
- Ordenamento territorial e regional.
- Uso do solo e zoneamento.
- Relação entre cidades e regiões metropolitanas.
6. participação social e governança
- Processos participativos no planejamento urbano.
- Gestão democrática e engajamento das comunidades.
- Mediação de conflitos urbanos.
7. tecnologia e inovação urbana
- Cidades inteligentes e tecnologias aplicadas à gestão urbana.
- Uso de geotecnologias, como GIS (Sistemas de Informação Geográfica).
- Big Data no planejamento urbano.
8. arquitetura e design urbano
- Planejamento e desenho de espaços públicos.
- Revitalização de áreas degradadas.
- Integração entre arquitetura e planejamento urbano.
Mercado de trabalho para os profissionais dessa área
O mercado de trabalho para quem faz pós-graduação em Planejamento Urbano está em crescimento, especialmente devido ao aumento da urbanização, aos desafios relacionados ao planejamento sustentável e à busca por cidades mais inteligentes e resilientes. Apesar disso, a demanda pode variar de acordo com a região e a especialização escolhida. A seguir, um panorama do mercado:
Áreas de Atuação
- Setor Público
- Prefeituras e governos estaduais/federais: Trabalhando em secretarias de urbanismo, planejamento ou habitação, colaborando na elaboração e implementação de políticas públicas, como planos diretores e projetos de mobilidade.
- Agências reguladoras e órgãos públicos: Desenvolvimento de projetos relacionados ao uso do solo, saneamento, habitação e transporte público.
- Câmaras legislativas: Assessoria técnica em políticas urbanas e elaboração de leis.
- Consultorias e Escritórios de Planejamento
- Empresas que prestam serviços para governos e setor privado em temas como urbanização, regularização fundiária, planejamento estratégico e estudos de impacto ambiental.
- Projetos específicos, como planejamento de novas comunidades, revitalização de áreas degradadas ou redesenho de espaços públicos.
- Setor Privado
- Empresas de construção civil e incorporadoras: Planejamento urbano e estudos para o desenvolvimento de grandes empreendimentos imobiliários e industriais.
- Startups e empresas de tecnologia: Soluções para cidades inteligentes, como mobilidade urbana, energia sustentável e integração de dados.
- Academia e Pesquisa
- Universidades e institutos de pesquisa: Ensino e estudos relacionados a urbanismo, sustentabilidade e tecnologias aplicadas à cidade.
- Organizações não governamentais (ONGs) e institutos: Projetos focados em justiça social, preservação ambiental e melhorias habitacionais.
- Organismos Internacionais
- Trabalhos com instituições como ONU-Habitat, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros, em projetos urbanos globais ou regionais.
Para quem é esse curso?
Arquitetos e urbanistas, assim como profissionais de áreas afins no âmbito do projeto, do planejamento e do desenvolvimento ambiental urbano, nas esferas local, regional e estadual, a saber:
- Arquitetos Urbanistas;
- Advogados;
- Administradores;
- Contadores;
- Sistema de Informação;
- Engenheiros de Produção;
- Engenheiros Ambientais;
- Engenheiros de Transportes;
- Engenheiros Sanitaristas;
- Engenheiros Florestais;
- Historiadores;
- Economistas;
- Desenhistas Industriais;
- Geógrafos;
- Assistentes Social;
- Cientistas Sociais;
- Comunicólogos;
- Biólogos.
O segmento de mercado preponderante é o dos funcionários públicos afetos à área de gestão, planejamento, projeto e desenvolvimento urbano municipal.
Perfil do Egresso:
Para executar as atividades que competem ao planejamento urbano, o profissional do ramo deverá mostrar-se proativo na hora de administrar os problemas enfrentados pelas cidades e definir alternativas que conciliem o desenvolvimento urbano, regional e ambiental.
Preservar a manutenção do meio ambiente, memória e caracterização do lugar também são fundamentais para construir o perfil profissional do especialista em Planejamento Urbano.
Estar atento e acompanhar o processo acelerado de urbanização das cidades brasileiras também são objetivos do especialista em Planejamento Urbano, bem como observar os impactos causados pelas mudanças climáticas e outros processos naturais.
Diferenciais em escolher fazer pós-graduação na UNDB
O que oferecemos para melhoria da sua carreira profissional:
- Metodologias ativas: Método diferenciado, alinhado à realidade do mercado. As metodologias ativas de Cases e Papers, já consolidadas em nossos cursos de graduação, também são utilizadas na pós-graduação, proporcionando ao aluno um importante diferencial competitivo.
- Empregabilidade: Grandes empresas e recrutadores procuram egressos da UNDB, pois aqui alunos e profissionais são preparados para assumir as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Os alunos da pós também contam com o Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem, para suporte à gestão da carreira e inserção no mercado.
- Professores atuantes no mercado: Docentes mestres e doutores, com ampla experiência em suas áreas de atuação.
- Reconhecimento e Selos de qualidade: A UNDB é a única instituição de ensino privada do Maranhão a receber o Selo Nacional de Qualidade OAB Recomenda, 1º lugar em aprovação no Exame da Ordem (OAB) e no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade, possui o selo de qualidade emitido pelo Conselho Federal de Administração e cursos com nota máxima pelo MEC.
Conheça a UNDB
Na UNDB oferecemos cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a uma metodologia de ensino diferenciada que une teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.
Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.