O Direito Constitucional é um dos domínios do direito público que se dedica à análise e interpretação correta das normas constitucionais. Também é conhecido como Ciência positiva das constituições. O Direito Constitucional tem como foco a Constituição Federal e o estudo sistemático das normas constitucionais. A Constituição é a norma de maior importância dentro do ordenamento jurídico brasileiro – todas as leis lhe devem obediência – por isso encontra-se sempre no topo da hierarquia das leis e demais atos normativos.
Para quem é esse
Curso?
Graduados em Direito, tais como professores, advogados, juízes, promotores, defensores públicos, procuradores e demais juristas. Principalmente, portadores de diploma de cursos superiores nas áreas de Direito. Mas também, Fundamentos e Práticas Jurídicas, Ciências Contábeis, Economia e Administração e demais profissionais que atuam nos vários ramos do Direito Constitucional, além de outros profissionais que atuem na procuradoria, ministério público, magistratura, sindicatos e entidades de classe.
O que você vaiAprender?
Metodologia Científica: Case, Papers e Projeto
Hermenêutica Constitucional
Teoria Geral da Constituição
Direitos e Garantias Fundamentais
Tratados Internacionais de Direitos Humanos
Direitos Políticos e a Constituição
Processo Penal Constitucional
Direito Penal Constitucional
Didática do Ensino Superior
Organização do Estado e dos Poderes (I)
Organização do Estado e dos Poderes (II)
Organização do Estado e dos Poderes (III)
Direito Tributário Constitucional
Do Controle de Constitucionalidade
Direito Constitucional Internacional
Direito Ambiental Constitucional
Direito Constitucional da Ordem Econômica e Financeira
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Orientação, Acompanhamento e Deposito do Trabalho
Course Content
Perfil doEgresso
O mercado de trabalho é amplo e está sempre aquecido. Os profissionais especializados em Direito Constitucional podem seguir a carreira pública, atuando como Promotores, Defensores Públicos, Delegados de Polícia, ou encontrar oportunidades de emprego em empresas privadas para trabalhar como advogado do Terceiro Setor, Consultor Legislativo, entre outras funções. Os empregos mais almejados são aqueles que têm como forma de ingresso o concurso público, pois oferecem as maiores e melhores oportunidades. As leis e normas estão sempre sendo atualizadas, o que exige que o profissional da área, independentemente de seu ramo de atuação, esteja sempre buscando novos conhecimentos ou mesmo aprofundá-los. Além de sempre se manter atualizado, o profissional da área de Direito Constitucional precisa apresentar determinadas características e habilidades como:
Boa comunicação e oratória;
Habilidade com argumentação;
Dinâmica, agilidade e organização;
Responsabilidade, Ética e profundo conhecimento das normas constitucionais.